Espetáculo

Texto PAULO AFONSO DE LIMA
Direção ANA ROSA

"Salve luz dos Druidas, alavanca que impulsiona os Celtas a desvendar cada vez mais os mistérios que a vida esconde! Eu te venero, força de sabedoria, lago de cristal que reflete as imagens do que está além, do desconhecido, do inesperado! Salve para todo o sempre, para toda a Eternidade o teu abençoado nome: ALLAN KARDEC!"

Nascido em Lyon, França, em 03 de outubro de 1804, educado em uma rígida doutrina católica, o Doutor Allan Kardec foi batizado com o nome de Hipolyte Leon Denisard Rivail.


Já sabem da última? Ando vendo fantasmas! Os senhores não podem imaginar o horror que a minha é. Passar dia após dia, hora após hora, minuto após minuto, sendo perseguida por almas penadas?


Professor Pestalozzi: "Parece que foi ontem que aquele menino curioso e sedento de saber, entrou pelos portões de nosso jardim. Pouco tempo depois já traduzia em poucos dias minhas principais obras para o alemão, holandês, inglês, espanhol, italiano. Isso sem falar nos livros, teses e tratados que você mesmo escreveu, querido Hipolyte."

- Querida Amélie, quando a olhei na “Gare du Nord”, quando a levantei do chão, com minhas próprias mãos, eu vi em você a única companheira que um dia eu poderia vir a ter.
- Fico lisonjeada. O nome do meu pai é Julien. Julien Louis Boudet. Fale com ele e peça a minha mão. Então...
- Sim, Amélie... E então?
- Então, podemos ser felizes. Muito felizes. Para todo o sempre!! 


Mago Lacazze: "Madames e Monsieurs. Existe vida após a vida? Os antigos egípcios garantiam que sim! E Dante ao escrever a sua “Divina Comédia”? Por acaso não estava dizendo o que nos aguarda depois de passarmos desta para uma melhor? ...ou pior, não sei! Por isso, o Folie-Marigny orgulhosamente apresenta "O Minueto dos Fantasmas”, maravilhosamente dançado pelas almas penadas de Luiz XVI e de sua infortunada esposa, a rainha Maria Antonieta."

- Forças desconhecidas do outro plano, manifestai agora
sua presença... Quem faz a mesa girar? Diga, por favor, se é alguém que já não pertence a este mundo! Apanhe a cestinha de vime, Monsieur Fortier!! Nosso amigo do além vai tentar nos revelar seu nome!!


- Solicito aos amigos e colaboradores que não se refiram mais a minha pessoa como senhor ou professor Rivail. De hoje em diante quero ser chamado de Kardec. Allan Kardec. Com esse nome assinarei meus livros, farei minhas conferências e continuarei meus estudos. Hypollite Rivail morreu. Em mim, hoje, vive somente... Allan Kardec.


- O Espiritismo, a doutrina codificada por meu filho Hipolyte, já tomou conta de toda Europa. O senhor está de mão atadas, Reverendo. E a igreja o melhor que pode fazer é aceitar.

- Uma igreja de quase 2.000 anos? Aceitar? Seu filho renega os dogmas da Santa Madre Igreja, Juiz Rivail. Invoca os mortos, o que é falta muito grave! E agora está escrevendo um evangelho!! Quem ele pensa que é? Marcos, João, Lucas? É muita pretensão!! 
 

A imortalidade é a luz que nos aquece e ilumina a natureza.
Até breve, Allan Kardec! Até Breve!!